A Rede de Ecopontos

Promoção de infra-estrutura de recepção e compra de material reciclável

Nas cidades de Maputo e Matola, a AMOR está a implementar desde 2010 uma Rede de Ecopontos. Os “Ecopontos” são pontos de recolha, compra e  venda de material reciclável (papel, papelão, plástico, vidro, metal, óleos e resíduos electrónicos), onde cada um pode doar seus resíduos recicláveis. Em paralelo é oferecido o serviço de recolha com colectores móveis que, quando solicitados, recolhem os resíduos recicláveis directamente em residências, instituições públicas ou privadas e organizações, parar encaminhar à Rede de Ecopontos.

Tradicionalmente, os Ecopontos foram geridos pela Associação Xidzuki, composta maioritariamente por mulheres que apoiam pessoas seropositivas. As gestoras dos Ecopontos tiveram acompanhamento em gestão e “empoderamento” socioeconómico (através da legalização de documentos de identificação, de licença simplificada e abertura de contas bancárias), numa parceria com a ORPHAD – Organização para Promoção da Paz e Desenvolvimento, que acompanha periodicamente a gestão da Rede de Ecopontos. Progressivamente, a AMOR deu cada vez mais autonomia aos Ecopontos e agora o seu papel principal é acompanhar outras entidades na implementação e gestão de Ecopontos independentes da AMOR.

Deste modo, desde 2015 a AMOR tem formado diversas organizações, comités de Bairros, Micro empresas e outros grupos que trabalham na área de gestão e recolha de resíduos sólidos para poderem abrir e gerir um Ecoponto. Nestas formações, aprendem sobre saneamento básico, pré-triagem e triagem de resíduos, acondicionamento e valorização dos mesmos. A formação é consolidada com a inserção e acompanhamento das organizações no mercado de compra e venda de resíduos, na gestão do fluxo de caixa e elaboração de relatórios semanais e mensais. Assim, em 2015 a AMOR fez a formação das micro empresas Oliveira Multi-service que faz a recolha primária no bairro do Zimpeto e da Urbe Limpa que faz a recolha primária no bairro George Dimitrov, que se encontram a operar até a data. Em 2016, a AMOR capacitou a associação ADCS, na Beira na gestão de um Ecoponto no bairro de Chipangara.

Hoje, a AMOR procura apoio financeiro para apoiar outros grupos a abrir e gerir Ecopontos, mas também para desenvolver e intensificar a comunicação acerca da Rede de Ecopontos, pois grande parte da população não conhece a infra-estrutura existente. Isto é realizado através da organização de encontros periódicos com provedores de serviços (empresas de recolha), encontros com os 100 maiores produtores de resíduos da Cidade de Maputo e Matola, mas também através de campanha de divulgação em grande escala para o público.

Actualmente na cidade da Beira existem 23 ecopontos, sendo 7 ecopontos comunitários geridos por OCBs parceiras da AMOR, a ANZATHU, AJUCRE, ADCS, AMACO, CERECIDE, OCDesp e OJOLISC, e outros dois ecopontos geridos pela AMOR, o Ecoponto do Palácio dos Casamentos e o Ecoponto da Munhava Matope.

Referente aos ecopontos escolares, são actualmente 14 instalados nas entidades de ensino abrangidas no actual projecto implementado pela Associação Moçambicana de Reciclagem, Cidadãos Amigos do Ambiente, financiado pela U.E., estando estes na Escola Primária dos Palmeiras, Escola Comunitária Jorge Traquino, Beira International School, Escola Secundária da Ponta-Gêa, Escola Secundária do Estoril, Escola Secundária da Manga, Escola Secundária do Matadouro, Escola Secundária do Marrocanhe, Escola Secundária Nossa Senhora de Fátima, Escola Secundária João XXIII, Escola Secundária 25 de Setembro, Escola Secundária Samora Machel, Escola Secundária da Muchatazina e Universidade Zambeze.

Ficha do Projecto – A Rede de Ecopontos

Localização:

Cidade de Maputo, Matola, Vilankulos

Rede de Ecopontos em Beira

• Compra de resíduos sólidos
• Recolha móvel de resíduos sólidos
• Comunicação com os provedores de serviços e a sociedade em geral

Montante total do projecto

• Abertura de um Ecoponto, sustentável e autónomo USD 11 000
• Campanha de comunicação : USD 21 500

Duração

6 meses para Ecoponto, 18 meses para a campanha de divulgação.

Finalidade

Promover uma reciclagem social, melhorando as condições ambientais e socioeconómicas da população.

Objectivo

• Aumentar o conhecimento da população acerca da possibilidade e da
necessidade de reciclar
• Aumentar os volumes reciclados através da Rede de Ecoponto