A AMOR (Associação MOçambicana de Reciclagem), no âmbito do projecto Ambiente e Cidadania, financiado pela União Europeia através do Programa de Apoio aos Actores Nao Estatais, incentivou no mes de Setembro os Clubes de Ambiente e Cidadania (CAC’s) a fazerem autoavaliação usando a árvore sistémica, isto é, comparando os CAC’s com uma árvore, que consistiu em desenhar uma árvore (raízes, tronco e ramos) onde as raízes apresentam motivação e empenho, o tronco da árvore, as instituições que apoiam os Clubes e os ramos e as respectivas folhas representam as actividades por eles desenvolvidas, o desempenho dos clubes.

Feito a autoavaliação e como forma de tornar os CAC’s mais funcionais, activos e dotá-los do hábito de prestação de contas, criou-se cinco (5) comissões de trabalho a saber: • Comissão de promoção de higiene escolar e sensibilização • Comissão das oficinas de reciclagem promoção de feiras e exposições • Comissão de assuntos de cidadania e participação • Comissão de assuntos de fomento de espaços verdes e plantio de árvores (jardins escolares) • Comissão de advocacia e promoção da imagem.

Estas comissões são dirigidas e com direito a monitoria interna pelos próprios membros dos Clubes. A AMOR irá fazer a monitoria e avaliação apoiando-os em todas dificuldades que surgirem. A AMOR também vem ensinando aos CAC’s a importância da planificação de actividades para melhor atingir os seus objectivos. Dessa forma todas as comissões de trabalho fazem planificação semanal . Por exemplo como cumprimento do plano de acção o Clube de Ambiente e Cidadania e a direcção da Escola Secundária Sansão Mutemba, com apoio da AMOR, organizou uma feira de ambiente e cidadania envolvendo todas escolas que trabalham com AMOR. Nessa feira houve exposição de artigos de material reciclável e o mais importante a troca de experiências entre os CAC’s.

Também houve o III encontro dos representantes (que aconteceu no dia 3 de Setembro) dos CAC’s na AMOR cujo objectivo de divulgar aos CACs sobre a classificação do 3º trimestre do concurso recicla e ganha e de formular e votar 10 sugestoes para melhorar a gestao dos residuos solidos. As sugestoes serao apresentadas ao CMB e debatidas. Prontos para proteger o Ambiente!

CAC's Beira