Baldes da AMOR

Programa de Instalação de baldes de lixo em lugares públicos

Actualmente, verifica-se uma falta de baldes de lixo públicos nas artérias das cidades como nos lugares públicos o que obriga os utentes a percorrem longas distâncias para o descarte. Outro aspecto importante que apresenta como um dos desafios de gestão de resíduos é a falta de consciência ambiental da população que frequenta regularmente os espaços públicos.

Tomando isto em conta, a AMOR desenhou o programa “Baldes da AMOR”. Este programa de limpeza patrocinada, gestão de resíduos e educação ambiental foi pensado para uma das zonas turísticas mais importantes da cidade de Maputo : a praia da Miramar (em frente ao Centro de Conferências Joaquim Chissano) até a praia da Costa do Sol (zona da pedra).

Tem como objectivo garantir a gestão eficaz de resíduos sólidos com apoio de patrocinadores que podem anunciar a sua marca num espaço publicitário colocado em cima do balde. Pretende criar parcelas limpas que contam com 3 (três) baldes de lixo instalados e 1 (um) agente que realiza a limpeza, reencaminhando os resíduos recicláveis para a reciclagem através da Rede de Ecopontos e os resíduos não-recicláveis para a lixeira. De forma a tornar os baldes mais atractivos, tivemos a iniciativa de pedir artistas plásticos para ornamentarem os baldes.

No recinto da FEIMA em Maputo, a pintura dos baldes foi feita através de um concurso entre os artistas plásticos onde venceu o balde mais  bonito. Uma iniciativa similar foi desenvolvida em Vilankulos. Esta pintura pode ser feita também por crianças das escolas ou creches em actividades interactivas, lúdicas e educativas mediante a orientação da AMOR.

Ficha do Projecto – Baldes da AMOR

Espaços públicos, Moçambique.

Temas

• Limpeza da praia e dos espaços públicos
• Redução de resíduos nas artérias da cidade
• Reciclagem social de resíduos
• Sensibilização ambiental e de segurança

Montante total do projecto

Para a instalação de um 1 balde, com serviço de recolha e limpeza durante um ano: entre USD 250 (para baldes num pacote) e USD 1250 (para baldes individuais).

Duração

Contrato de 12 meses, com instalação no primeiro mês e recolha ao longo do ano.

Finalidade

Manter os espaços limpos, mudando a imagem de resíduos.

Objectivo

Melhorar a qualidade ambiental dos espaços públicos através da limpeza diária e patrocinada, associada à  instalação de baldes de lixo atractivos, gestão e colecta de resíduos e actividades educativas.

Actividade

• Instalação de baldes de lixo nos espaços públicos
• Limpeza e recolha diária pelos agentes de Limpeza
• Sensibilização ambiental e de segurança
• Divulgação do programa

Beneficiários

• Utentes dos espaços públicos
• Agentes de limpeza (Catadores formalizados como agentes de limpeza,
colectores de resíduos)
• Empresa patrocinadora (Publicidade, Marketing, RSE)

Resultados esperados

• Redução de resíduos sólidos
• Valorização da revitalização dos espaços públicos
• Melhoria do bem-estar dos utentes dos espaços públicos
• Criação de empregos
• Mudança do cenário de poluição
• Mudança de consciência e de hábitos poluentes da população
• Visibilidade da responsabilidade social dos parceiros

Implementador e parceiros

• AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem
• Parceiro/financiador
• Conselhos Municipais

• Uma cidade limpa, com baldes de lixo mais próximos dos usuários.
• Recolha, limpeza e venda de resíduos recicláveis pelos agentes de
limpeza, que melhoram assim as suas condições de vida.
• Usuários dos espaços públicos consciencializados.

Apoia o projecto Baldes da AMOR