Beira Recicla

Construção de infra-estruturas comunitárias a partir de resíduos

Beira Recicla é um projecto que visa fazer da reciclagem uma actividade de renda para o auto-sustento de grupos vulneráveis, nomeadamente mulheres chefes de famílias e jovens em risco de delinquência, por eles serem os extractos sociais mais afectadas com a pobreza urbana.O projecto pretende organizar e promover a reciclagem, começando com uma recolha selecção de garrafas plásticas PET. Através de uma técnica básica de enchimento das garrafas plásticas de tipo PET com areia, que serão utilizadas como blocos para a construção de infra-estrutura, com enfoque na construção de ecopontos e escritório.

Das pessoas seleccionadas, as mulheres chefes de família serão capacitadas na produção de blocos a partir das garrafas PET quando os jovens em risco de delinquência serão treinados na construção do Ecoponto e outros edifícios a partir de garrafas e outro material reciclado. Todo o grupo criado será fortalecido através de uma formação dada a gestão de Ecopontos (seguindo o modelo da Rede de Ecopontos). No Ecoponto, o material reciclável com valor no mercado será devidamente separado e vendido
para as empresas de reciclagem já identificadas.

A seguir, se for relevante e pedido pelo grupo, a AMOR irá apoiar na constituição e legalização do grupo em associação, juntando estas pessoas vulneráveis como actores principais das acções e da sustentabilidade do projecto. Por outro lado, toda comunidade será sensibilizada para participar na reciclagem, dado que as associações vão comprar o material devidamente separado nos ecopontos instalados. Acções de sensibilização vão envolver também as lideranças de todos os bairros da Beira, incluindo as estruturas municipais.

Como medidas complementares de empoderamento, membros das associações serão capacitados na elaboração e gestão de projectos e encorajados a praticar a poupança rotativa no modelo desenvolvido pela ADEL Sofala. Também poderão se construir balneários públicos num modelo similar, gerido pelas associações.

Apenas salientar que a implementação deste projecto na urbe da Beira justifica-se pelo facto desta produzir diariamente mais de 300 toneladas de resíduos sólidos e apresentar uma gestão de resíduos precária, principalmente em assentamentos informais como é o caso da Munhava central. Contudo, o projecto pode obviamente ser implementado e replicado em outras partes do país.

Ficha do projecto Beira Recicla

Cidade de Beira, outros centros urbanos e peri-urbanos

Temas

• Construção de infra-estruturas com material reciclado
• Reciclagem de resíduos sólidos
• Apoio a grupos vulneráveis com actividade geradora de renda

Montante total do projeto

USD 22.497 por grupo

Duração

1 ano

Finalidade

Melhoria das condições sócios-económicas da população vulnerável face as mudanças climáticas através de construção de ecopontos a partir de material reciclado.

Objectivo

Reduzir a vulnerabilidade ambiental e sócio económica das pessoas em assentamentos informais através da reciclagem de resíduos

• Fazer o Levantamento de grupos vulneráveis na área da Munhava
• Capacitar sobre o associativismo com enfoque na gestão de resíduos;
• Recolher e depositar selectivamente os resíduos num lugar dado com enfoque na garrafas plásticas de tipo PET
• Fabricar blocos a partir de garrafas plásticas e areia.
• Formar artesãos locais e jovens em risco de delinquência para a construção de infra-estrutura a partir de material reciclado com enfoque nas garrafas plásticas.
• Monitoria das diversas actividades de implementação

Implementadores e parceiros

• AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem
• Mulheres e jovens
• Conselho Municipal da Cidade da Beira (CMB).

Visão

• Uma população moçambicana ciente das vantagens da reciclagem, que usa a infra-estrutura de reciclagem existente.
• Uma sociedade civil que faz valorização de matéria considerados não válidos e já descartados.
• Um sector privado que aprende da experiencia e pode replicar as boas
práticas no sector da construção

Apoia o projecto Beira Recicla