Carta do Presidente

Exmos. Senhores e Senhoras, Exmos. Parceiros,

A AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem foi criada em Setembro de 2009 com objectivo de promover e organizar a reciclagem de resíduos com impacto social em Moçambique. Cada dia que passa mais pessoas estão preocupadas com o que chamamos de “lixo” e dispostas a mudar a sua relação com o Meio Ambiente. Hoje, juntamente com os nossos parceiros, reciclamos aproximadamente 400t / mês do lixo produzido no país, envolvendo mais de 1.500 participantes formais e informais.

O desenvolvimento da reciclagem vem provar a sua relevância e poder como uma das ferramentas mais fortes da chamada “Economia circular” com inúmeros impactos positivos nas áreas sociais, económicas e ambientais. No entanto, ainda há muito para alcançar, a fim de tornar a reciclagem em Moçambique uma realidade mais presente.

O catálogo de projeto 2017 apresenta os projectos principais da AMOR, os projectos que precisam de apoio como também os projectos em curso e do passado (as nossas referências). Conforme poderá ver, a AMOR procura desenvolver projectos sustentáveis , economicamente viáveis e autónomos, com as comunidades, as escolas, o sector privado, os Municípios e o governo central.

No entanto, nem sempre é fácil e os fundos muitas vezes faltam, pois infelizmente, o lucro real da reciclagem é mantido no exterior pelas empresas transformadoras: hoje, 90% dos resíduos reciclados em Moçambique são apenas acondicionados e compactados dentro do país antes da exportação. Assim, só quando a abertura de uma indústria nacional, é que poderá desenvolver-se um sector de reciclagem forte e consistente comparável a países emergentes como Brasil ou Índia.

Para isto acontecer, há necessidade de criar um ambiente favorável para garantir a sustentabilidade da actividade e promover parcerias com as autoridades, o sector privado e a sociedade civil. Daí a participação da AMOR na criação da empresa 3R – Reduzir, Reusar, Reciclar, empresa social dedicada a criação de valor acrescentado no país e prestação de serviços de gestão integrada de resíduos.

Através das nossas acções, esperamos conseguir mostrar aqui a nossa visão de “reciclagem social”. Apelamos a sinergias e parcerias com empresas e indústrias diante da sua política de responsabilidade social, as cooperações, organizações nacionais e internacionais, instituições financeiras e os agentes operacionais, para beneficiar Moçambique com um modelo de reciclagem social de grande escala que seja inovador e bem sucedido.

O Presidente,
Stephane Temperman