A Associação Moçambicana de Reciclagem desde Março de 2017, está a implementar o projecto Ambiente e Cidadania em 5 escolas secundárias abrangidas da cidade de Maputo nomeadamente: Josina Machel, Polana, Francisco Manyanga, Eduardo Mondlane e Estrela Vermelha cujo objectivo é promover nos alunos a consciência da cidadania de modo que se tornem proactivos na sociedade usando a vertente ambiental com o apoio de AGIR-Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável através de WE EFFECT-Centro Cooperativo Sueco.

Durante o decurso do mês de Maio de 2017, os alunos dos clubes de Ambiente e Cidadania tiveram 4 sessões de capacitação nomeadamente:

– Palestra  sobre a utilização dos ecopontos aos alunos , assinatura de regulamentos e recolha das listas dos alunos; sensibilização dos alunos sobre a reciclagem nos horários de concentração para a entoação do Hino Nacional, intervalos maiores e recolha das listas dos clubes em coordenação com os professores responsáveis;

– Apresentação do projecto e criação dos clubes; apresentação oficial da equipa da AMOR e projecto Ambiente e Cidadania aos alunos dos clubes; foram capacitados em matérias de gestão de resíduos sόlidos urbanos no âmbito da reciclagem com a introdução dos 3R ( reduzir, reusar e reciclar);

– Caderno de lixo ” carteiras Tetra Pack”: ensinar os alunos dos clubes a valorizar os resíduos fazendo carteiras a partir de pacotes de sumo ou de leite; uma forma de lhes habilitar em conhecimentos de artesanato reutilizando resíduos recicláveis contribuindo para a sustentabilidade;

– Visita de técnicos do Gabinete de Educação Cívica e Promção Ambiental do Município de Maputo e da We Effect. Os técnicos falaram da política de gestão de resíduos sόlidos e do MOPA-Monitoria Participativa que é uma plataforma digital para monitoria e avaliação dos serviços de recolha de resíduos sólidos nos bairros da Cidade de Maputo através do cόdigo *311# e através de um aplicativo que é baixado no site: www.mopa.co.mz.

Além destas actividades também foram entregues camisetes aos membros dos Clubes, aos pontos focais (Professores), responsáveis de limpeza e aos directores das escolas.

carteiras tetra pack