Em Março de 2017, teve o seu início o projecto “Ambiente e Cidadania” em 5 escolas secundárias da Cidade de Maputo implementado pela Associação Moçambicana de Reciclagem com o apoio de AGIR-Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável através de WE EFFECT-Centro Cooperativo Sueco cujo objectivo é promover nos alunos a consciência da cidadania de modo que se tornem proactivos na sociedade usando a vertente ambiental.
Durante o mês de Setembro, os membros dos clubes de ambiente e cidadania participaram de quatro (6) sessões de capacitação nomeadamente:
1. Identificação dos problemas relacionados com a gestão de resíduos sólidos (GRS), com enfoque nos problemas que podem ser resolvidos pelos Munícipes e pelo Município como forma de diagnostificar o estado de gestão de resíduos no município;
2. Produção de sacolas para presentes com base em revistas, elucidando aos CAC’s sobre a importância da reutilização e fortificando o lema “Lixo vira luxo”;
3. Possíveis soluções para resolução dos problemas de GRS constatados no ponto 1., o que constitui propostas de melhoria da GRS pelos Clubes, a serem apresentadas ao CMM;
4. Plantio de mudas nas escolas, onde cada CAC fez o plantio de 5 mudas que deverão ser cuidadas por eles com objectivo de contribuir para a intensificação dos conhecimentos da importância do plantio de árvores para o meio ambiente;
5. Aliada as actividades acima descritas, foi dada uma sessão de capacitação sobre o processo produtivo do papel como forma de posteriormente avaliar as vantagens da reciclagem do papel;
6. Alusivo as comemorações do Dia Internacional da Limpeza dos Rios e Praias, os CACs juntamente coma Equipa da AMOR participaram da Operação Caco LÍNGAMO segunda edição de acção de educação ambiental através da limpeza, na Matola A no dia 16 de Setembro de 2017, uma iniciativa criada e liderada pela Cooperativa de Educação Ambiental Ntumbuluku.
Nota: As sessões de capacitação são acompanhados de jogos dinâmicos e educativos com o intuito de troca de aprendizados e descontração.

Ainda em Setembro, no âmbito do “Projecto de Recolha Selectiva e Educação Ambiental na Escola Primária Unidade 13” que visa desenvolver acções de sensibilização e actividades relacionadas com a educação ambiental na (EPC) Escola Primária Unidade 13, bairro de Chamanculo, implementado desde Junho do corrente ano pela Associação Moçambicana de Reciclagem – AMOR com apoio da AVSI Fundation,foram produzidas caixinhas de presente e pulseiras com base em garrafas PET como forma de intensificar os conhecimentos sobre a importância da reutilização. Nas últimas semanas foram dadas palestras sobre importância da recolha selectiva e poupança de água.

^D0C37036322647D75131A7B22240859E1D5D077B046E3C870E^pimgpsh_fullsize_distrAVSI producao de pulseiras