Recicla e Ganha

Usar o Meio Ambiente como Vector de Promoção e Difusão da Cidadania nas Escolas

De forma a consciencializar e sensibilizar a população desde as primeiras fases do ensino escolar, a AMOR desenvolveu o projecto Recicla e Ganha, de gestão educativa de resíduos recicláveis nas escolas. Implementados na Cidade de Maputo e de Vilankulos para o ano de 2015, o sucesso do projecto culminou na sua expansão para as escolas situadas na Cidade da Beira.
Nas escolas da Beira as actividades iniciaram no âmbito do programa “Ambiente e Cidadania” com o apoio da União Europeia no mês de Fevereiro do corrente ano. Montou–se um ecoponto Escolar em cada uma das 10 escolas participantes.

Lá, os alunos foram organizados em grupos de 30, conhecidos vulgarmente por CACs (Clube de ambiente e Cidadania), 15 de período da manhã e restantes da tarde, contando com a participação de 2 (dois) professores coordenadores, denominados Pontos focais (responsáveis pela organização das actividades do Clube Ambiente e Cidadania). Como metodologia educativa os técnicos da AMOR, um de Ambiente e outro de Cidadania, facilitam os encontros dos CACs semanalmente nas escolas através de palestras, ateliês de reuso de resíduos e materiais didácticos como suporte e ferramenta pedagógica na implementação do conceito dos 3R´s da sustentabilidade (Reduzir, Reusar e Reciclar), contribuindo para uma participação efectiva de todos os alunos para uma escola e cidade ambientalmente saudável.

Para estimular a participação de todos os membros da comunidade escolar, cada quilo de resíduo reciclável separado corresponde a um ponto verde e dá uma remuneração monetária de 1,00MT por kg, a ser usada pelas escolas para comprar material escolar e desportivo entre outros. Além disto, os patrocinadores oferecem prémios extras as escolas que mais reciclam. Daí o incentivo para as escolas em não só reciclar mas também incentivar as crianças e a sociedade civil a conhecerem os seus direitos e deveres e simultaneamente em saber que, o que se considera lixo pode ser material útil, ajudando a economizar recurso naturais e financeiros. Também podem se procurar parceiros e padrinhos na medida em que o sector privado e a sociedade em geral pode ajudar a escola depositando no Ecoponto os seus resíduos recicláveis devidamente separados.

O programa tem duração indeterminada e ainda procura novas parcerias e financiadores para inclusão de mais escolas dentro destas 3 localidades, quiçá a abordagem de outras cidades do país como Chimoio, Quelimane, Nampula, Pemba e Lichinga.

Adopte uma escola, dissemine a mudança. Venha participar!

Ficha do Projecto – Recicla e Ganha

Maputo, Vilankulo, Beira e outras localidades

Programa de Gestão Educativa de Resíduos Recicláveis nas Escolas

• Colecta de Resíduos Recicláveis nas Escolas
• Redução dos resíduos nas Escolas e nas comunidades
• Reciclagem Educativa de resíduos
• Sensibilização ambiental nas Escolas

Montante total do projeto

USD 11 000 / escola / ano

24 meses ( 2 anos lectivos)

Finalidade

Fazer dos adultos de amanhã uma ponte para Gestão eficiente de Resíduos e Promotores da Cidadania no País .

Objectivo

• A promoção e difusão da Cidadania nas Escolas
• Redução de Resíduos nas Escolas
• Gestão eficiente dos Resíduos nas escolas

• Instalação do Ecoponto na Escola
• Recolha semanal de resíduos recicláveis nas escolas
• Entrega de valor monetário e prémio de acordo com as quantidades recicladas
• Educação cívica nas escolas com enfoque a Cidadania e ao meio ambiente.

Beneficiários

Escolas primarias como secundarias, comunidade circunvizinha

Resultados esperados

• Resíduos separado e valorizados nas Escolas
• Valorizados os Direitos e deveres das Crianças nas Escolas, na Cidade e no País.
• Melhoria do bem-estar dos alunos e cidadãos da Cidade da Beira
• Sensibilização e afirmação do conceito dos 3R’s da Sustentabilidade
• Mudança de consciência e de hábitos poluentes da população.

Implementador e parceiros

Millennium BIM, União Europeia no ambiente de Apoio aos actores não Estatais (PAANE), Conselho Municipal de Maputo (CMM), da Beira (CMB), de Vilankulos (CMVV), Governo Central e da Província de Sofala.

Visão

• Um concurso escolar de reciclagem a escala nacional, melhorando a consciencialização ambiental e a cidadania, bem como as condições de ensino.
• Ecopontos escolares usados não só pelos alunos mas também pela comunidade arredor da escola, incluindo o sector privado (que vem assim apoiar o desenvolvimento da escola, no âmbito do concurso escolar)

Apoia o Projeto Recicla e Ganha