A AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem no âmbito do Projecto Ambiente e Cidadania, financiado pela União Europeia implementado pelo Governo Moçambicano através do Programa de Apoio aos Actores não Estatais (PAANE), que está ser implementado em 10 escolas secundárias da cidade da Beira para a consciencialização dos jovens na conservação do ambiente e cidadania, tornando os alunos, em actores positivos para as comunidades e o país em geral.

Na primeira semana de Setembro tivemos como actividades com os CACs a produção de vasos com garrafas de vidro cujo material foi: Tintas, corantes, Tesouras, Fita-cola, Garrafas de vidro, jornais velhos e pincéis.

Esta actividade tinha como objectivo produzir belos trabalhos e promover a discussão sobre o desenvolvimento sustentável.

Foi necessário o seguinte material: 5 Tampas plásticas, 5 garrafas PET, 5 pacotes de leite, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis para se debater sobre o lixo, que foi o tema da segunda semana do mês, com objectivos: sensibilizar os CACs sobre a importância do manuseamento adequado dos resíduos sólidos, para que esses possam perceber que os resíduos sólidos causam graves problemas ambientais quando não geridos de maneira sustentável.

Onde fez-se a exposição de lixo seco no meio do grande grupo, cada participante foi convidado a escolher um dos elementos do lixo;  que depois se distribuíram em grupos de acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc.  Foram levantadas seguintes questões para o grupo:  Tempo de decomposição;   Impacto causado;   Análise do rótulo da embalagem;  É consumido em excesso? Qual seria a opção para a reutilização do material.

Ainda na 2ª semana de Setembro no dia 16 realizou-se o II encontro dos CACs que contou com a participação dos pontos focais, onde vez-se uma avaliação geral das actividades nas escolas no presente ano e também  fez-se sugestões para impulsionar uma nova dinâmica no seio dos CACs.

Reciclagem de papel (sacola ecológica) foi a actividade da terceira semana a produção de sacolas ecológica com jornal velho cujo material usado foi: jornal, um tubo de cola, duas tiras de tecido, duas tiras de papelão e uma caixa de papelão. Tinha como objectivo sensibilizar sobre o uso de produtos sustentáveis, para que estes possam aprender a fazer as suas próprias sacolas para as compras evitando desta forma o uso de sacolas plásticas.

Para o MURAL e SELFS DA CIDADANIA precisou-se de Cartolinas coloridas, fixadores ou cola e marcadores, com objectivos: Propiciar aos jovens o exercício pleno dos seus direitos e deveres, políticas públicas e outras noções básicas de cidadania, por meio de uma metodologia de educação diferenciada que valoriza a liberdade na participação.

No Mural da Cidadania, cada clube fez o seu mural, em que cada aluno se manifestou colocando um recado no mural.

Na Selfs da Cidadania, convidamos os alunos a tirarem uma self segurando uma placa com um tema de cidadania (saúde, educação, transportes, segurança, idoso, criança, etc.) para se divulgar nas redes sociais.