A AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem no âmbito do Projecto Ambiente e Cidadania, financiado pela União Europeia implementado pelo Governo Moçambicano através do Programa de Apoio aos Actores não Estatais (PAANE), que está ser implementado em 10 escolas secundárias da cidade da Beira para a consciencialização dos jovens na conservação do ambiente e cidadania, tornando os alunos, em actores positivos para as comunidades e o país em geral.

Na primeira semana de Outubro, os CACs tiveram como lição a produção de sacolas ecológica com jornal velho cujo material necessário foi: jornal, um tubo de cola, duas tiras de tecido, duas tiras de papelão e uma caixa de papelão. E tinha como objectivo Sensibilizar sobre o uso de produtos sustentáveis, para que estes possam aprender a fazer as suas próprias sacolas para as compras evitando desta forma o uso de sacolas plásticas.

Na segunda semana foi a vez da Educação Ambiental nas escolas, onde os CAC fizeram Campanha de Sensibilização ambiental com objectivo de Consciencializar os alunos da escola em geral sobre a recolha e deposição adequada dos resíduos sólidos; Levantar questões ambientais e sociais acima dos interesses económicos e Possibilitar mudanças de atitude no quotidiano. Os membros dos CACs organizaram-se em grupos de 2 ou 3, entrando nas salas ou até mesmo no pátio da escola abordando os alunos em geral para divulgar o trabalho que fazem nos clubes, sensibilizando-os a adoptarem o sistema de recolha e deposição dos resíduos no lugar adequados.

A actividade: Banquinho dos Direitos e Deveres foi na terceira semana onde foi necessário Declaração universal dos direitos humanos, Constituição da Republica de Moçambique, Lei Eleitoral para explicar os alunos membros dos clubes o que é a cidadania e como praticá-la na escola.

E na última semana de Outubro fez-se Preenchimento do terceiro questionário da linha de base com enfoque na explicação do funcionamento do clube de ambiente e cidadania e concurso escolar recicla e ganha nas escolas, este foi distribuído de forma aleatória aos alunos e explicar como preenchê-lo.

2017 CACs Cidadania