No âmbito do projecto “Ambiente e Cidadania” em 5 escolas secundárias da Cidade de Maputo implementado pela AMOR com o apoio de AGIR-Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável através de WE EFFECT-Centro Cooperativo Sueco cujo objectivo é promover nos alunos a consciência da cidadania de modo que se tornem proactivos na sociedade usando a vertente ambiental. Durante o mês de Outubro, os membros do clube de ambiente e cidadania participaram de quatro (4) sessões de capacitações e artesanato, passo a citar :
1. Introdução ao Conceito de Política e Divulgação do Concurso “Recicla Ganha” como subsidio para reforçar os conhecimentos de cidadania;
2. Produção de carvão a base de papel (em 2 semanas) como forma de fortalecer conhecimentos de reutilização e alternativas para redução de abate de árvores;
3. Capacitação dos membros dos Clubes sobre técnicas de teatro do oprimido como meio de intervenção social para mudança de atitudes;
4. Elaboração e preparação dos planos de acção dos CAC’s.
Paralelamente a estas actividades os representantes dos CAC’s visitaram a Assembleia Municipal e a Direcção Municipal de Salubridade e Cemitérios onde tiveram oportunidade de se inteirar sobre seu funcionamento e esclarecer duvídas sobre os serviços prestados. Outra visita foi feita ao Jardim Botânico com objectivo de conhecer a rica colecção da diversidade de árvores, arbustos e flores para o contributo da melhoria do meio ambiente.
Ainda no mês de Outubro, no âmbito do “Projecto de Recolha Selectiva e Educação Ambiental na Escola Primária Unidade 13” que visa desenvolver acções de sensibilização e actividades relacionadas com a educação ambiental na (EPC) Escola Primária Unidade 13, bairro de Chamanculo, implementado desde Junho do 2017 pela AMOR com apoio da AVSI Fundation, foram dadas palestras sobre importância das árvores e produzidas vasos a base de jornal como forma de intensificar os conhecimentos sobre a importância da reutilização.
Participamos do FICA – Festival Imigrante Cultura e Arte que acolheu pessoas de várias nacionalidades como: Moçambique, Zimbabwe, Quénia, Brasil, China, India, Portugal,França, Holanda, Bélgica entre outras, onde a AMOR no seu stand expôs e fez actividades artesanais através da reutilização de resíduos sólidos para crianças e adultos e exibiu cartazes de sensibilização.

Por fim, no âmbito do projecto “Biocarvão em Vilankulos” com participação do CMVV (Conselho Municipal da vila de Vilanculos), ESUDER (Escola Superior de Desenvolvimento Rural) e JAM (Ajuda Conjunta Moçambique) apoiado pelo AGIR (Programa De Acções Para Uma Governação Inclusiva) através da WE EFFECT-Centro Cooperativo Sueco cujo objectivo é aumentar a resiliência dos pequenos agricultores de Vilankulo através do uso de biochar aprimorado e não aprimorado nas suas machambas aumentando assim a produtividade e longividade das machambas diminuindo o uso dos adubos sintéticos, decorre em Outubro o aprimoramento do biocarvão para os pequenos agricultores usarem nas suas machambas onde 7 grupos aprimoraram o biocarvão com estrume bovino e 3 grupo com guano (fezes de morcego).

2017 10 AMOR Aprimoramento de Biocarvão com estrume e guano       2017 10 28 AMOR Exposição festival fica 2017 AMOR Visita dos CACs a Assembleia Municipal