Soluções Criativas

Criação de roupa e artigos de moda a partir de resíduos

A presente proposta Soluções Criativas é ligada ao projecto anterior de promoção de artesanato, com um enfoque na moda e criação de roupa. O projecto consiste na selecção de 30 jovens em 15 escolas das Cidades de Maputo e Matola com idades compreendidas entre os 16-23 anos de idade com interesse em moda e design, com atenção especial para mulheres. Estes jovens irão beneficiar de uma curta formação em corte e custura o que os permitirá participar de um concurso de criação de roupas a partir de materias outrora usados e até mesmos residuos. Além dos alunos, poderá também ser incluido um grupo de catadores de resíduos que irá participar tanto do curso como do concurso.

No final do concurso, far-se-á a realização de um desfile, sob o lema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar mais!” Pretende-se que cada designer escolha um amigo para participar do desfile, sem participação de modelos, isto como forma de promover uma outra imagem da moda, acessivel a todos e não apenas reservada aos modelos das revistas. Um prémio especial será entregue para os melhores designers, com um juri composto por profissionais da moda.

De forma a dar mais visibilidade ao projecto, pretende-se estabelecer parcerias fortes com os midias, em particular a TV. A consecução de projecto será filmada desde o inicio das actividades até ao fim, com uma difusão semanal para acompanhar os candidatos do concurso. Junto a essa filmagem far-se-á o acréscimo de depoimentos de pessoas que vivem com base na colecta de residuos e na venda dos mesmo, mas que no entanto são marginalizadas na sociedade encontrando-se na posição de pessoas vulneráveis. Com o material filmado, irá se fazer um documentráio a ser mostrado nas escolas do projecto Recicla e Ganha e na sociedade em geral, de forma a divulgar as boas ideias e práticas concretas da filosofia dos 3R.

Especificamente o projecto pretende:
• Empoderar com ideais criativas que os jovens adolescentes em especial as mulheres
• Divulgar a política e o conceito dos 3R no seio da comunidade estudantil

• Reduzir a quantidade de residuos que diariamente são depositados nas lixeiras e
• Promover a mudança de comportamento na sociedade em relação a geração de resíduos e aos trabalhadores do setor de resíduos, formais como informais.

Ficha do Projecto Soluções Criativas

Cidades de Maputo e Matola

Temas

A moda a partir de resíduos