Recycle and Win

Usar o meio ambiente como vector de promoção e difusão da Cidadania nas escolas

De forma a consciencializar e sensibilizar a população desde as primeiras fases do ensino escolar, a AMOR desenvolveu o projecto Recicla e Ganha!, de gestão educativa de resíduos recicláveis nas escolas. Implementados na Cidade de Maputo e de Vilankulos para o ano de 2015, o sucesso do projecto culminou na sua expansão para as escolas situadas na Cidade da Beira.Nas escolas da Beira as actividades iniciaram no âmbito do programa “Ambiente e Cidadania” com o apoio da União Europeia no mês de Fevereiro do corrente ano. Montou–se um ecoponto Escolar em cada uma das 10 escolas participantes.

Lá, os alunos foram organizados em grupos de 30, conhecidos vulgarmente por CACs (Clube de ambiente e Cidadania), 15 de período da manhã e restantes da tarde, contando com a participação de 2 (dois) professores coordenadores, denominados Pontos focais (responsáveis pela organização das actividades do Clube Ambiente e Cidadania). Como metodologia educativa os técnicos da AMOR, um de Ambiente e outro de Cidadania, facilitam os encontros dos CACs semanalmente nas escolas através de palestras, ateliês de reuso de resíduos e materiais didácticos como suporte e ferramenta pedagógica na implementação do conceito dos 3R´s da sustentabilidade (Reduzir, Reusar e Reciclar), contribuindo para uma participação efectiva de todos os alunos para uma escola e cidade ambientalmente saudável.

Para estimular a participação de todos os membros da comunidade escolar, cada quilo de resíduo reciclável separado corresponde a um ponto verde e dá uma remuneração monetária de 1,00MT por kg, a ser usada pelas escolas para comprar material escolar e desportivo entre outros. Além disto, os patrocinadores oferecem prémios extras as escolas que mais reciclam. Dai o incentivo para as escolas em não só reciclar mas também incentivar as crianças e a sociedade civil a conhecerem os seus direitos e deveres e simultaneamente em saber que, o que se considera lixo pode ser material útil, ajudando a economizar recurso naturais e financeiros. Também podem se procurar parceiros e padrinhos na medida em que o sector privado e a sociedade em geral pode ajudar a escola depositando no Ecoponto os seus resíduos recicláveis devidamente separados.

O programa tem duração indeterminada e ainda procura novas parcerias e financiadores para inclusão de mais escolas dentro destas 3 localidades, quiçá a abordagem de outras cidades do País como Chimoio, Quelimane, Nampula e Pemba e Lichinga. Adopte uma escola, dissemine a mudança. Venha participar!

Recycle and Win project sheet

Maputo, Vilankulo, Beira and other locations

Educational Management Program of Recyclable Waste in Schools

Themes

• Collection of Recyclable Waste in Schools
• Reduce waste in schools and communities
• Educational waste recycling
• Environmental Awareness in Schools

Project’s cost

USD 11,000 / school / year

Duration

24 months (2 academic years)

Purpose

Making tomorrow’s adults a bridge to effective Waste Management and active citizenship in the country.

Goals

• The promotion and dissemination of Citizenship in Schools
• Waste Reduction in Schools
• Efficient management of waste in schools.

Activities

• Installation School Eco-point
• Weekly collection of recyclable waste in schools
• Monetary value delivery and reward according to the quantities collected and recycled
• Civic education in schools focusing on citizenship and environment.

Beneficiaries

Primary schools and secondary, surrounding communities

Expected Results

• Separated waste and recyclable products in Schools
• Valued the rights and duties of children in schools in the city and in the country.
• Welfare improvement of students and citizens of Beira
• Awareness and affirmation of the 3Rs concept
• Change of consciousness and the population polluting habits.

Implementers and partners

Millennium BIM, EU environmental support to non-state actors (PAANE), Municipal Council of Maputo (CMM), Beira (CMB) of Vilankulos (CMVV), Central and Sofala Province Government.

Vision

A school recycling competition on national scale, improving environmental awareness, citizenship and teaching conditions. School Eco-points used not only by the school’s students but also by surrounding community, including the private sector (which is thus supporting the development of the school, in the school competition

Support the Recycle and Win Project