Artesanato e Upcycling

Apoio as iniciativas de artesanato e upcycling a partir de resíduos

Desde a sua criação, a AMOR sempre tem trabalhado com artistas e artesãos a fim de promover a arte e artesanato feito com material reciclável através de uma parceria com a “What’s in Waste”, que cria e vende artesanato desenvolvidos a partir de resíduos (como por exemplo carteiras feitas com pacotes de sumo, etc.) desde 2010, em parceria com a associação de apoio as pessoas seropositivas Xidzuki. Hoje, fruto da política de treino e capacitação da AMOR, 15 membros da Xidzuki já trabalham no âmbito da rede de Ecopontos e da AMOR. Outras sinergias com jovens informáticos estão a ser procuradas a fim de reciclar parte do material electrónico recebido.

Nos últimos trimestres de 2014 e 2015, uma árvore de natal ecológica foi produzida com garrafas plásticas PET em parceria com os Piratas do Pau patrocinada pelo banco Millennium BIM no âmbito do projecto Recicla e Ganha – Uma Cidade Limpa para Mim. No mesmo âmbito, as crianças dos Clubes do Ambiente também foram treinadas em criação de objectos feitos com resíduos (brinquedos, presentes, etc.). São também as crianças dos Clubes do Ambiente e do orfanato Casa do Gaiato que criaram os enfeites para a árvore de natal.

Desde 2013, a AMOR está a desenvolver as páginas verdes que visa a repertoriar todos os actores da reciclagem no país e outros actores ambientais, com enfoque nos artistas e nas comunidades que inovam com reciclagem de resíduos. Vários projectos foram concebidos como a fabricação de instrumentos de música a partir de resíduos como aconteceu no âmbito do Festival Escolar Azgozito.

De forma geral, a AMOR pretende também criar parcerias com escolas e com a sociedade civil a fim de promover a Upcycling, ou seja, o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais de maior valor, uso ou qualidade. Neste âmbito, tentamos providenciar meios para a formação de grupos desfavorecidos que trabalham com a reciclagem de resíduos em produção de artesanato e micro-empreendedorismo como forma de promoção destas pessoas e inserção social.

Concretamente, 4 acções estão a ser desenvolvidas agora e precisam de apoio:
1. Formação de 15 mulheres e jovens em artesanato a partir de resíduos e ligações nas escolas
2. Exposição em lugares físicos e venda em lojas no país
3. Exposição online e parceria com lojas fora do país
4. Páginas verdes como repertório eficaz e actualizado das iniciativas no país

Para o ano de 2015, um total de USD 14 030 permitirá à AMOR fortalecer as ligações entre artistas e artesões que irão formar 15 mulheres e jovens dos grupos desfavorecidos, apoiado através de uma exposição física, online, da criação de ligações com as escolas e de sinergias entre as iniciativas do país.

Ficha do Projecto Artesanato e Upcycling

Maputo, Matola, Vilankulos, Beira, Moçambique

• Geração de renda
• Apoio socioeconómico a artistas e empreendedores
• Fortalecimento de associações e cooperativas locais

Montante total do projecto

USD 14 030

Finalidade

Melhorar as condições de vida e a inserção socioeconómica de artistas e artesão que trabalham com material reciclável

Objectivo

Promover a reciclagem através da criatividade e da arte, usando resíduos para produzir novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade.

• Treinamento e capacitação de gestoras em artesanato
• Treinamento e capacitação em artesanato
• Treinamento e capacitação em micro-empreendedorismo
• Fornecimento de material reciclado a artistas e empresas
• Fortalecimento e capacitação de associações e cooperativas
• Exposição física e parcerias com galerias e lojas
• Exposição Online e parcerias com lojas online, e “fair-trade”
• Actualização e Promoção das páginas verdes da reciclagem

Resultados esperados

• Criação de novos postos de trabalho
• Incentivo ao micro-empreendedorismo
• Promoção da reciclagem na sociedade
• Fortalecimento de associações e cooperativas locais.

Implementadores e parceiros

• AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem
• Xidzuki – e simpatizantes
• What’s In Waste – Criação e venda de artesanato

Visão

Artistas e artesão autónomos promovendo a criatividade da reciclagem na sociedade.

Apoia o projecto Artesanato e Upcycling