O Dia Mundial da Limpeza, também conhecido como World Cleanup Day, é um evento global que ocorre no terceiro sábado de setembro de cada ano. Esta data tem como principal objetivo incentivar a limpeza de áreas poluídas, como praias, rios, parques e ruas, por meio do envolvimento voluntário de pessoas em todo o mundo.

O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa que visa conscientizar sobre os problemas da poluição e do descarte inadequado de resíduos sólidos. Durante esse dia, voluntários se reúnem para coletar lixo e resíduos, promovendo a conservação do meio ambiente e a limpeza de comunidades locais, neste sentido, vários países do Mundo como Moçambique se juntam à causa.

Percebe-se com esta data a necessidade de várias organizações ambientais e do sector publico e privado de se juntar a esta causa, porta,  a AMOR juntou-se aos seus parceiros, tais como a Let’s Do It, CAM, Nós pra Nós, CMB entre outros, para uma jornada de limpeza que teve lugar em três pontos, nomeadamente Praia dos Veleiros, Praia do Estoril e bairro do Macuti.

A equipe da AMOR e parceiros se fizeram presentes em simultâneo em três pontos diferentes:praia dos Veleiros, praia do Estoril e bairro do Macuti, sendo representados pelos seus colaboradores.

Nos três pontos, as actividades decorreram seguindo a mesma programação, com início das actividades previsto para as 06h30 e fim às 11h00.

• Na praia dos Veleiros o ponto de encontro foi a praça Samora Moisés Machel;
  • Na praia do Estoril o ponto de encontro foi a paragem terminal dos chapas em frente ao hotel Dom Carlos e;

No bairro de Macuti o ponto de encontro foi o mercado do Macuti.

A Jornada de limpeza foi marcada com o envolvimento dos parceiros,  comunidade dos pescadores, comunidades de Macuti e voluntários  e foi acompanhada pelo Equipe de AMOR,  Let’s Do It, CAM e Nós pra Nós.

A jornada contou com a participação de mais de 500 pessoas e, na ocasião, foram recolhidos cerca de 2 toneladas de resíduos.

De um modo geral as actividades decorreram sem sobressaltos