No âmbito dos Projectos Inovadores da Sociedade Civil e Coligação de Actores Fortalecimento do Diálogo entre a Sociedade Civil e o Conselho Municipal de Maputo na Gestão de Resíduos Sólidos, financiado pela Embaixada Francesa, através do PISSCA, durante o mês de Abril aconteceram as seguintes actividades:

1 . Análise da qualidade do Sabão Ecológico no Laboratório

Como continuidade da implementação da produção do Sabão Ecológico, em Abril foi feita a análise da qualidade do mesmo.

De acordo com os resultados do Laboratório Nacional de Higiene de Águas e Alimentos (LNHAA) do Ministério da Saúde, as amostras do sabão ecológico submetidas a teste cumprem com os requisitos estabelecidos para o uso doméstico. Na análise dos parâmetros verificou-se que este sabão apresenta sensibilidade para as bactérias mencionadas, o que significa que as bactérias mencionadas E. Coli, Estafilococos aureus e Salmonella Enteretidis, que são causadoras de doenças são inibidas pelas concentrações de sabão ecológico indicadas nos resultados.

2 . Monitoria do funcionamento dos Ecopontos

No âmbito da monitoria feita pela AMOR aos três ecopontos sob responsabilidade das micro-empresas ASSCODECHA, KUTENGA E MAKTEL BACISSA, durante o mês de Abril de 2019 registrou-se um total de 469kg de resíduos sólidos recolhidos.

3 . Entrega de materiais de proteção e produção ás associações

Por conta da segurança e da qualidade no processo de produção do Sabão Ecológico e o BIO-CARVÃO, foi feita no mês de Abril a entrega de materiais de produção e proteção aos membros das Associações.

Materiais como botas, luvas, máscaras, óculos de proteção e uniformes foram alistados como EPI – Equipamentos de Proteção Individual. Para a produção do Sabão Ecológico foi entregue uma máquina misturadora, balanças eletrónicas, hidróxido de sódio ou sada cáustica, sabão em pó e baldes. Para a produção do Bio-Carvão foram dados tambores, sacos de 50kg, formas metálicas, ancinhos e pás de construção.

Entrega de Material Entrega de Material 1