No âmbito da implementação do projecto «Fortalecimento do Diálogo entre a Sociedade Civil e o Conselho Municipal de Maputo na Gestão de Resíduos Sólidos», financiando pela Embaixada da França através de Projectos Inovadores da Sociedade Civil e Coligação de Actores (PISCCA) a Associação Moçambicana de Reciclagem desenvolveu em Julho a seguinte actividade:

Consolidação da formação sobre o Plano Director do Conselho Municipal de Maputo

Esta formação beneficiou 15 membros de três micro-empresas de recolha primária de resíduos sólidos. Foram formuladas 28 propostas e indicadores para o alcance dos objectivos traçados no novo Plano Director que vigorará durante os próximos 5 anos. Em resultado do exercício realizado (em flipchart) foram apresentadas contribuições para as componentes (1) Recolha e Transporte, (2) Redução e Reaproveitamento e (3) Educação e Sensibilização.

A consolidação resultou na formulação de contribuições respondendo aos indicadores, exibidas abaixo:

Recolha e Transporte
Contribuições formuladas Indicador
1. Recolha de resíduos nos focos Nr. de focos eliminados
2. Recolha porta a porta para o contentor usando o tchova Nr. de vezes por semana em que o tchova entra nos bairros para fazer as recolhas
3.Aumento de tchovas no terreno para as recolhas Nr. de novos tchovas aumentados
4.Melhoramento das vias de acesso Nr. de vias de acesso melhoradas (ex. tapamento de burracos, charcos de água que dificultam a circulação dos tchovas no terreno)
5.Reporte as autoridades municipais em caso de encontrar o contentor cheio (sem condições de depositar mais resíduos) ou a arder Nr. de casos reportados
6. Efectuar devidamente a recolha primária Estado de salubridade dos bairros
7. Interpretação do Plano Director Nr. de membros formados sobre o Plano Director
8. Material apropriado para a recolha e transporte Uso de EPI – Equipamento de protecção individual pelos membros nas actividades ex. máscara, luvas, uniformes, botas, etc.
9. Aumento do efectivo (operadores de recolha) Nr de novos operadores de recolha contratados
10. Estabelecer metas para o cumprimento do plano de recolha desenhado assim como fazer a supervisão do mesmo Plano semanal de actividades por cada bairro
11. Limpeza ao redor do contentor Nr. de limpezas feitas por semana
12. Eliminação de lixeiras informais ou focos de lixo espalhados Nr. de jornadas de limpeza feitas em conjunto com a comunidade
Redução e Reaproveitamento
Contribuições formuladas Indicadores
1.Selecção do material reciclável durante as recolhas Quantidade de material reciclável recolhido
2.Reaproveitamento de resíduos para produção de artigos de artesanato (Pufos, cestos, decoração de garrafas, etc.) Quantidade de material reciclável reaproveitado
3.Produção de sabão a partir da transformação de óleo de cozinha usado Quantidade de óleo reciclado
4.Produção de carvão a partir da transformação de resíduos orgânicos Quantidade de resíduos orgânicos reciclados
5.Vender resíduos recicláveis (valorização) Quantidade de resíduos reciclados vendidos
6.Treinar o pessoal na matéria virada a selecção e aproveitamento de RSU Nr. de membros treinados
7.Desenhar programas que fomentam a redução e reaproveitamento
Educação e Sensibilização
Contribuições formuladas Indicadores
1.Informar a comunidade sobre a existência do ecoponto e mobilizar a usar Nr. de famílias sensibilizadas
2.Campanhas porta-a-porta Nr. de campanhas realizadas no bairro
3.Mobilização de moradores para participar de jornadas de limpeza nos bairros Nr. de reuniões feitas com as estruturas locais e moradores
4.Sensibilização dos moradores em cada quarteirão Nr. de quarteirões abrangidos
5.Coordenação de actividades de limpeza com os vendedores do mercado Nr. de participações nas limpezas do mercado
6.Sensibilização dos vendedores do mercado para depositar os resíduos nos locais determinados Nr. de sensibilizações feitas aos vendedores do mercado
7.Treinar os operadores que irão falar com a comunidade (matéria virada a sensibilização) Nr. de operadores treinados
8.Fazer uma análise FOFA do bairro Levantamento de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças
9.Identificar os desafios encontrados na sensibilização para superá-los Levantamento de desafios

Realizou-se no Acampamento de Xipamanine a segunda e terceira formações sobre a produção de carvão, que teve como objectivo a obtenção pó de carvão. Os formandos organizaram resíduos orgânicos secos (compostos por: folhas, cascas de coco, capim, papéis, papelão, etc.) que foram usados para alimentar os fornos de tambor no momento da combustão.

Membros de três associações de recolha de resíduos beneficiaram de duas sessões de formação sobre produção de artigos de artesanato a partir do reaproveitamento de cápsulas e tampas de garrafas PET, para produzir baldes e cestos.

Em conjunto com as associações ASSCODECHA, KUTENGA e MAKTEL BACISSA organizamos três jornadas de limpeza que abrangeram os bairros de Chamanculo C, Hulene A e Maxaquene C. Estiveram envolvidos nesta actividade 108 moradores locais incluindo os chefes dos quarteirões e membros das associações na limpeza de áreas consideradas críticas pela quantidade de lixo depositado de forma inadequada, tendo sido recolhidos 69 sacos de ráfia de 50kg de resíduos diversos (plástico, papel, papelão, garrafas PET, vidro, lixo descartável, folhas e ramos de árvores, etc.).

Finalmente, com apoio da Direcção Municipal de Salubridade e Cemitérios (DMSC) do Conselho Municipal de Maputo, realizamos uma formação sobre técnicas de sensibilização ambiental a 15 operadores de recolha primária de resíduos sólidos. A DMSC Estes partilhou experiências no âmbito da sensibilização ambiental dos munícipes, tendo salientado a necessidade do envolvimento das estruturas locais (secretários dos bairros e chefes dos quarteirões) que facilitam a realização de reuniões ou encontros com os moradores locais.

DSC01269 DSC01361IMG-20190715-WA0028