No âmbito da implementação do projecto Fortalecimento do Diálogo entre a Sociedade Civil e o Conselho Municipal de Maputo na Gestão de Resíduos Sólidos, financiando pela Embaixada da França através de Projectos Inovadores da Sociedade Civil e Coligação de Actores (PISCCA) a AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem desenvolveu em Maio actividades nas três micro-empresas de recolha primária de resíduos sólidos, nomeadamente: ASSOCODECHA, Kutenga e Maktel Bacissa, localizadas nos bairros de Chamanculo C,  Maxaquene B e Hulene A respectivamente.

Estas actividades consistiram na: Consolidação da formação sobre a produção de sabão, onde 16 operadores de recolha de resíduos sólidos e os respectivos gestores participaram da produção de sabão através da reciclagem de óleo de cozinha cujo objectivo foi de reforçar e aprimorar os conhecimentos e habilidades dos formandos nos procedimentos da produção de sabão, por meios artesanais. Durante este processo foram produzidas 114 barras de sabão de diferentes tamanhos e medidas, reciclados aproximadamente 30 litros de óleo usado.

Para além da consolidação da produção de sabão, foram formados 20 operadores das três associações na produção de carvão a partir de reciclagem de resíduos orgânicos. Esta foi realizada no Acampamento de Xipamanine, local onde a Direcção Municipal de Salubridade e Cemitérios disponibilizou-nos para a realização desta actividade.

Os operadores e os respectivos gestores também tiveram a oportunidade de participar na capacitação sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU), onde tiveram a oportunidade de saber o que é, a sua estrutura e a sua relevância.

Houve também a oportunidade das representantes de Projectos Inovadores da Sociedade Civil e Coligação de Actores (PISCCA), visitar duas associações de recolha primária de resíduos sólidos, nomeadamente: Maktel Bacissa e Kutenga  com objectivo de monitorar a implementação das actividades nas associações beneficiárias, com particular destaque ao funcionamento dos ecopontos e impacto das formações sobre o reaproveitamento e reciclagem de resíduos.

DSC00331 fORMAÇÃO SOBRE O PLANO DE girsu Visita da Gwen Embaixada da FrançaBriquetes de carvão