Durante o mês de Março 2019, A AMOR levou a cabo as seguintes actividades:

1. Formação sobre Produção de Sabão Artesanal

Como parte dos Projectos Inovadores da Sociedade Civil e Coligação de Actores Fortalecimento do Diálogo entre a Sociedade Civil e o Conselho Municipal de Maputo na Gestão de Resíduos Sólidos, financiado pela Embaixada Francesa, através do PISSCA, decorreu a primeira sessão de capacitação sobre produção de sabão artesanal, no recinto da associação KUTENGA, que envolveu membros de três micro-empresas de recolha primária de resíduos sólidos, nomeadamente: ASSCODECHA, KUTENGA e MAKTEL BACISSA. Este sabão é feito através da reciclagem de óleo usado de cozinha (de residências e/ou restaurantes). Esta é uma acção inovadora que foi desenvolvida para dar destino ecológico ao óleo de cozinha usado, que eventualmente seria descartado no meio ambiente de forma inadequada, causando a poluição, principalmente das águas. Esta actividade está inserida no pacote de formações ministradas as micro-empresas com o objectivo de capacitá-las para a valorização e transformação de resíduos. Os formandos beneficiaram-se também de uma palestra de HST com enfoque no uso de Equipamento de Protecção Individual (EPI).

Os formandos beneficiaram-se também de uma palestra de HST com enfoque no uso de Equipamento de Protecção Individual (EPI). Antes de iniciar o processo de fabricação de sabão artesanal é necessário tomar algumas medidas de segurança, visto que manipula-se alguns produtos químicos (respingos ou inalação de hidróxido de sódio – NaOH) que em contacto com o indivíduo desprotegido pode causar:

• Queimaduras severas e perfurações completas dos tecidos das mucosas da boca, esófago e estômago
  • Danos às vias respiratórios e ao tecido do pulmão, causando pneumonia química, dependendo da severidade da exposição,
  • Destruição os tecidos dos olhos pelo contacto e causar queimaduras severas que resultarão em dano aos olhos e até cegueira.

Assim torna-se necessário o uso de EPI constituído por uniforme de protecção (calça e camisa), botas, luvas, máscara com filtro de ar e óculos.

2. Questionário de Linha de Base

Os questionários de linha de abrangeram três associações ou microempresas de recolha primária de resíduos sólidos, nomeadamente ASSOCEDECHA, MAKTEL BACISSA e KUTENGA que operam, por ordem, nos bairros de Chamanculo C, Hulene A e Maxaquene B..

Foram no total inquiridos 46 membros, dos quais 3 gestores, 2 gestores adjuntos, 41 operadores de recolha de resíduos. De modo geral pretendeu-se conhecer as características das associações e avaliar o nível de conhecimentos que já possuem e impacto da implementação das actividades do projecto nas associações.

As associações apresentam um corpo de operadores de recolha de resíduos sólidos maioritariamente composto por homens, dos 42 entrevistados 33 são do sexo masculino que corresponde a 79% e nove do sexo feminino, que corresponde os 21% do total. Pode-se constatar também que a faixa etária mais predominante é dos 26 à 30 e 31 à 35 anos que juntos representam 55%.

Na componente de conhecimento sobre infra-estruturas de recolha selectiva ou ecopontos, formações sobre artesanato, sabão e carvão, pode-se constatar que a AMOR tem exercido grande influência nos membros destas associações, estes tem adquirido conhecimento e desenvolvido habilidades de reutilização (aproveitando o material recolhido nos bairros) para fazer diversos artigos de artesanato (Pufos, decoração de garrafas, cestos de papel, etc.) Tem também aprendido a valorizar os resíduos por meio da recolha selectiva e destinação dos mesmos as fileiras de reciclagem existentes a nível do município de Maputo.

3. Monitoria do Funcionamento dos Ecopontos

Da monitoria feita pela AMOR aos três ecopontos sob responsabilidade das micro-empresas ASSCODECHA, KUTENGA E MAKTEL BACISSA, registrou-se um total de 547,5kg de resíduos sólidos recicláveis recolhidos, o que representa um aumento na ordem de 77% da quantidade de recicláveis, tendo em conta que nos meses de Janeiro e Fevereiro foram recolhidos 309,5kg de resíduos recicláveis.

Maputo 1 Maputo 2 Maputo 3 Inquerito na ASSCODECHA