No âmbito do projecto Pemba Recicla, financiado pela ENI, implementado pela Associação Moçambicana de Reciclagem em Pemba, durante o mês de Março foram implementadas as seguintes actividades:

1 . Encontro com a direção da Escola Primária de Paquitequete

No dia 01 de Março, a AMOR realizou com a participação de 2 colaboradores da ENI um encontro com a direção da Escola Primária de Paquitequete, onde está actualmente a ser implementado o projecto Pemba Recicla, com o objectivo de fazer a apresentação do projecto e os seus objectivos, fazer o pedido para a disponibilização de um espaço para as sessões e de 40 alunos, 2 professores e 2 auxiliares de limpeza.

O primeiro encontro entre a diração da Escola e AMOR foi o primeiro passo para o início de actividades na Escola Primária de Paquitequete, tendo se respondido as questões e preocupações que foram colocadas pelo corpo directivo daquela escola.

2 . Primeira Sessão do Clube do Meio Ambiente na Escola Primária de Paquitequete

No dia 15 de Março foi realizada a primeira sessão do Clube do Meio Ambiente (CAC) da Escola de Paquitequete. A sessão aconteceu com um animador da AMOR, a presença de 36 alunos, dois professores (pontos focais) e a direção da escola. O objectivo deste primeiro contacto com os alunos era fazer a apresentação da AMOR aos membros do CAC, fazer a eleição dos líderes do Clube e também fazer a introdução dos conceitos dos 3R’s e da Sustentabilidade.

Os alunos mostraram-se bem receptivos a informação e demonstraram puro interesse nas novas actividades que seriam adicionadas as suas agendas. A eleição dos seus líderes foi feita de forma pacífica sob o processo de votação, e por sugestão dos próprios alunos, acrescentou-se um novo cargo de  “chefe de Higiene” junto aos outros que pretendem dirigir o CAC.

3 . Sessão referente as Mudanças Climáticas

No dia 22 de Março, a AMOR esteve junto aos alunos do Clube da Ambiente e Cidadania da Escola Primária de Pequitequete, realizando mais uma sessão, esta referente as Mudanças Climáticas. Durante a sessão, foram realizados exercícios práticos de gestão de resíduos sólidos para resiliência e adaptação aos eventos naturais.

Foi dada uma palestra sobre as mudanças climáticas que referenciou assuntos como a ocorrência do Ciclone IDAI na Província de Sofala, os principais eventos naturais ocorridos em Pemba, e, o impacto dos eventos naturais, a situação de vulnerabiliodade do bairro de Paquitequete e a gestão dos resíduos. A demonstração da diferença de impacto das chuvas nas áreas vulneráveis e não vulneráveis foi feita com base a material reciclado e deixou os alunos interessados pela nova forma de aprendizagem.

4 . Primeira sessão de Reciclagem de garrafas PET com os alunos do CAC

No dia 30 de Março, foi feita a primeira sessão de reciclagem de garrafas PET com os alunos do CAC da Escola Primária de Paquitequete. A sessão serviu para falar com os alunos sobre o conceito de reciclagem, o que é material reciclável e os benefícios patentes da reciclagem no meio ambiente.

Como forma de coloca-los a praticar, os alunos tiveram a missão de em grupos produzir um vaso de decoração feito a base de uma garrafa plástica PET.

1554188271522 IMG0071Sessão sobre mudanças climáticas Vaso de garrafa pet