Meu Bio Bairro

Áreas verdes e de lazer na zona de Chota

Chota é um bairro suburbano do Município da Beira que tem cerca de 6000 habitantes, e uma zona susceptível as inundações e erosão. Há 10 anos atrás a maior parte do bairro praticava a rizicultura que servia para sustento dos poucos residentes que lá existia. Hoje em dia as antigas machambas são terras usadas pelos Munícipes da Beira para construção de residências em áreas parceladas pelo município. O que vê-se na extensa área de expansão da Chota é uma zona verdadeiramente sem árvores nas ruas e sem áreas verdes como jardins e praças. Mas sabe-se da importância das zonas verdes e das árvores para o bem-estar da população como também para lutar contra a erosão.

Este projecto que tem duração de um ano e pretende se através dele por um lado criar zonas verdes de recreação (jardins) e por outro plantar árvores á bermas das estradas, que irá incluir a componente de reciclagem usando para o efeito diferentes garrafas de vidro, plástico (PET) e pneus para delimitar a área das plantas e embelezar o espaço público. A parceria com o Município e muito importante na medida em que se deve trabalhar em conjunto no plano de urbanização.

O objectivo e trabalhar directamente com associações ou comité local para implementar as actividades. O grupo formado irá recolher e/ou receber alguns tipos de material reciclável como pneus, entulhos etc. que ira transformar em acessórios de parques de lazer auxiliados a nível técnico pelo corpo técnico da AMOR. Assim, material reciclável será usado para produzir jogos e briquetes para a criação de parques e zonas de lazer. O plantio também será feito pela própria comunidade, que serão por tanto os beneficiários e implementadores do projecto.

Para atingir sustentabilidade, iremos capacitar a associação ou o comité local em matéria de produção de mudas e plantio, para posterior venda das mesmas a comunidade a um preço acessível. Uma vez capacitado, o comité poderá continuar a produzir e vender as mudas para outros bairros difundindo dessa forma a arborização urbana. Sinergias também são possíveis com a instalação de um “Ecoponto” ou de baldes no modelo do projecto “Baldes de AMOR”.

No decorrer do projecto far-se-á a produção de um guião de procedimento para plantio e gestão de mudas como produção de objectos para parques de lazer. Os patrocinadores e parceiros poderão ter a sua imagem neste material como também nas camisetes do projecto. Ainda estamos a procura de parceiros e financiadores para o início da sua implementação na cidade da Beira e esperamos que a experiência do Bairro da Chota catapulte os outros bairros da Cidades bem como do País.

Ficha do projeto Meu Bio Bairro

Cidade de Beira-Bairro da Chota

• Planeamento urbano, plantação de árvores no bairro da Chota
• Melhoramento do bairro com áreas de lazer criadas pelos grupos locais
• Criação de sustentabilidade ambientais nos bairros

Montante total do projeto

USD 21 887

1 ano

Finalidade

Melhorar as condições ambientais e sociais do bairro da chota

Objectivo

Aumentar a auto-estima da população com a melhoria das condições ambientais do bairro através da implementação de acções locais

• Desenho do plano de urbanização com o Município
• Identificar junto com a comunidade e o Município os locais para implantar os pontos verdes e áreas de lazer
• Plantação de 200 mudas ao longo da estrada
• Irrigação as mudas durante 2 meses
• Organização de espaços em jardins em praças
• Plantar diferentes espécies de plantas nos locais identificados.
• Organizar a recolha de material reciclável
• Usar material reciclável para produzir acessórios de área de lazer
• Monitorar as diversas Actividades de implementação

Implementadores e parceiros