No âmbito da implementação do projecto «Fortalecimento do Diálogo entre a Sociedade Civil e o Conselho Municipal de Maputo na Gestão de Resíduos Sólidos», financiando pela Embaixada da França através de Projectos Inovadores da Sociedade Civil e Coligação de Actores (PISCCA) a AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem levou a cabo no mês de Junho as seguintes actividades:

1. Feiras Comunirárias com artigos recicláveis

A AMOR apoiou a realização de feiras comunitárias, que tiveram lugar entre os dias 07 e 12 de Junho nos bairros de Chamanculo C, Maxaquene B e Hulene A. Estas feiras foram realizadas com o objectivo de expor  e apresentar os novos serviços que as associações vem realizando sobre o reaproveitamento e reciclagem de resíduos, bem como sensibilizar os moradores que vivem nos bairros onde operam sobre os 3rs – reduzir, reutilizar e reciclar.

Nas mesas foram expostos os seguintes materiais: artigos de artesanato: garrafas PET e de vidro decoradas, cestos de papel, porta objectos, caixas decoradas, vasos de papel, pufes/ pufos feitos a partir da reutilização de garrafas PET e caixas de papelão; sabão artesanal: feito a partir da reciclagem de óleo de cozinha usado; e carvão ecológico: briquetes feitos com pó de carvão e papel.

2. Jornadas de Limpeza em 3 Bairros de Maputo

Em conjunto com as associações ASSCODECHA, KUTENGA e MAKTEL BACISSA a AMOR organizou três jornadas de limpeza que abrangiram os bairros em que operam estas associações. Estiveram envolvidos 97 moradores locais incluindo os chefes dos quarteirões e membros das associações na limpeza de áreas consideradas críticas pela quantidade de lixo depositado de forma inadequada.

– No bairro de Hulene A, foi possível recolher no local escolhido para a limpeza 30 sacos de ráfia/50 kg de lixo comum , 1 saco de ráfia /50 kg de garrafas PET e 3 sacos de ráfia/50kg de garrafas e vidro partido.

– No bairro de Maxaquene B foram recolhidos 39 sacos de ráfia/50 kg de lixo comum, e para além da limpeza, realizou-se uma palestra com o objectivo de sensibilizar os moradores locais sobre as boas práticas de maneio dos resíduos sólidos.

– No bairro de Chamanculo C: a limpeza foi realizada em parque do bairro, próximo do cemitério de Lhanguene. Foram recolhidos no local 15 sacos/50kg de lixo comum, 3 sacos/50kg de plástico diverso e 2 sacos/50kg de garradas e vidro partido.

Feira Comunitária de Artesanato  Feira Comunitária de ArtesanatoJornada de Limpeza